Pesquisar, Ensinar e Estender a Enfermagem

16º SENPE - "Ciência de Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade"

03/06/2011 11:31

 

O 16º SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQQUISA EM ENFERMAGEM NA REGIÃO CENTRO-OESTE – cidade de Campo Grande-MS


A região centro oeste do Brasil, na atualidade, possui cursos de pós-graduação nos Estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, sendo três mestrados e um doutorado. A distância do Estado de Mato Grosso do Sul para quaisquer um desses locais implica em grandes deslocamentos e requer afastamento da sede do trabalho em caráter integral, o que muitas vezes não significa o retorno desse profissional para seu Estado de origem. Por sua vez, a necessidade de mais bem qualificar o corpo docente para o exercício do ensino de graduação nas Escolas, Faculdades e Cursos de Graduação de Enfermagem justificam sobremaneira o desenvolvimento de uma política de incentivo da Associação Brasileira de Enfermagem na realização de evento temático de pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul.

Outro aspecto relevante é o quantitativo de doutores qualificados nos programas de pós-graduação no Estado de São Paulo, mais de 30 em todo o Estado, que não encontra espaços em suas IES para desenvolver-se como pesquisador. Por conseguinte, a aproximação desses doutores com a comunidade cientifica geradora de conhecimento de enfermagem contribuirá para estabelecimento de redes e parcerias para, num futuro próximo, estruturarem sua produção cientifica de modo competitivo para concorrer aos editais indutores de implantação de novos cursos de pós-graduação.

Destaca-se o quantitativo de Diretórios de Grupos de Pesquisa em que as doutoras participam na condição de líderes de pesquisa ou membro do grupo, correspondendo a mais de 38 grupos. O foco central das investigações refletem as necessidades locais de produção do conhecimento, quais sejam, estudos interdisciplinares de doenças epidêmicas como dengue, hanseníase, febre amarela etc, estudos com populações indígenas e imigrantes procedentes de países fronteiriços com Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, questões relativas a interdisciplinaridade, etnia e transculturalidade são transversais a produção social do conhecimento naquele Estado e na região.

Com base no diagnóstico das linhas de pesquisa dos investigadores da região centro-oeste, no enquadramento com as linhas de prioridade da ABEn, observa-se uma maior concentração de pesquisas sobre o processo de cuidar em saúde e Enfermagem e políticas e práticas em saúde e Enfermagem, com ênfase na interdisciplinaridade e na diversidade cultural.

 

PARA SABER MAIS SOBRE O EVENTO, ENTRE NO SITIO DO 16º SENPE

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode